segunda-feira, 9 de maio de 2011

Você precisa de Tratamento Espiritual?

Muitas pessoas adentram a Casa Espírita para participarem dos estudos ali proferidos, outras em busca de uma atividade assistencial, ou se fazem presentes nos eventos, mas um grande número está em busca de ajuda, de um “Tratamento Espiritual”, pois ali encontram a “vertente hospitalar” que a instituição oferece.
Esta vertente de tratamento é muito simples na sua forma, porém tem uma profunda essência, pois atinge a intimidade de nossas almas, já que nos convida e nos conduz para um novo rumo que devemos tomar em nossas vidas, tendo por objetivo auxiliar na promoção de estados de equilíbrio e na recuperação da saúde física e espiritual. Resumindo, o grande convite que nos faz é em relação a nossa mudança de atitudes.
É através do atendimento fraterno que se inicia o “Tratamento Espiritual”, uma vez que, na Casa Espírita realiza-se esse tipo de tratamento que em síntese consiste no ‘evangelho terapia’, na fluidoterapia (passes e água fluidificada), na frequência às reuniões Públicas Doutrinárias com regularidade e disciplina, e na própria iniciação à literatura espírita, principalmente das obras básicas da codificação, uma vez que através do que se ouve e por essas leituras, conclui-se que nós mesmos somos responsáveis pela manutenção do corpo físico emprestado por Deus.
É durante o “Tratamento Espiritual” que se aprendem lições que a Casa Espírita tem a oferecer sobre: a vida espiritual, a responsabilidade que se tem perante a vida, a reforma íntima, já que somos os próprios artífices de nosso futuro aqui e no mundo dos espíritos, o valor do perdão, as leis naturais que regem o universo, o relacionamento com o mundo dos espíritos.
Quando realmente o convite de transformação for aceito, a grande maioria assume seu papel de seguidor da Doutrina Espírita que passa a iluminar e conduzir a mudança do modo de ver a vida, tornando-se mais equilibrada em vários aspectos, e aprende que o orgulho e o egoísmo são os dois grandes obstáculos a serem vencidos.
A Doutrina Espírita traz propostas sérias de renovação e, portanto nem todos estão ainda preparados para assumirem o papel que lhe é solicitado e abandona o “Tratamento Espiritual”, dando desculpas e continuando sua busca incessante e até mesmo desorientada, de algo que possa dar alívio às suas dores e muitas das vezes dizem: não me encontrei ali.
As pessoas que buscam o amparo espiritual da Doutrina Espírita precisam compreender a abrangência de seu conteúdo, pois a miséria existente na sociedade condói o verdadeiro cristão, que precisa esforçar-se para aliviá-la ou mesmo extingui-la e é na Casa Espírita que o “Tratamento Espiritual” é de fato realizado.

O Mestre Jesus nos fez o seguinte convite:

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ela. Que estreita é a porta, e que apertado o caminho que leva para a vida, e quão poucos são os que acertam com ela!" (Mateus, VII: 13-14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário